Projeto Lupa NH participa do 20° Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo – SBPJor 2022

Evento ocorreu no Campus Benfica, da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Texto: Jéssica Souza

Foto do segundo dia do evento, que ocorreu na quarta-feira (10/11)

O projeto Lupa NH participou, na sexta-feira (11/11), da sessão livre de comunicação com o tema “Jornalismo e Tecnologias”, durante o 20° Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo – SBPJor 2022, no Campus Benfica, da Universidade Federal do Ceará (UFC). O trabalho “Evolução conceitual e tecnológica do Projeto Lupa NH: processos e produtos de deliberação comunitária” foi avaliado como uma importante contribuição para a formação de inteligência social conectada, na produção de conteúdo colaborativo e de valor comunitário na Amazônia macapaense e candidato ao prêmio Adelmo Genro Filho, Edição 2023.

O encontro foi uma oportunidade para tecer parcerias com as redes de pesquisadores e espaço para receber colaborações de todos (as) que estiveram em diálogo sobre a importância da tecnologia como ferramenta comunicacional para produção de conhecimentos inovadores na área do jornalismo.

Os autores do trabalho apresentado são os pesquisadores Cláudia Saar, Jéssica Souza Samara Rodrigues, Tiago Eduardo e Walter Lima Junior, este último, idealizador do projeto Lupa. A equipe foi representada pela doutoranda Jéssica Souza, aluna do Programa de Pós-graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia, da Universidade Federal do Pará (PPGCOM/UFPA), sob orientação do professor Walter Lima Junior.

Os demais pesquisadores voluntários representam outras universidades parceiras do projeto, como a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). O projeto experimental é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – edital de 2021.

A doutoranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação,
Cultura e Amazônia, da Universidade Federal do Pará (UFPA), Jéssica Souza,
representou o Projeto Lupa NH e apresentou o trabalho sobre o tema “Evolução conceitual
e tecnológica do Projeto Lupa NH”

Na ocasião da sessão livre, a coordenadora da mesa e professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Laura Storch, fez apontamentos interessantes sobre o projeto Lupa NH ser uma iniciativa de extensão que expande o território do bairro Novo Horizonte para além de seu contexto puramente local, podendo angariar mais visibilidade às necessidades das pautas da comunidade em escala local+global, ou seja, glocal.

Outros participantes da sessão, como o professor Felipe Moura de Oliveira, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), disse que, enquanto ferramenta, o aplicativo Lupa NH pode ser uma importante forma de mediação qualificada de informação, por meio da promoção de políticas públicas e prestação de serviços úteis de maneira hiperlocalizada, mas que também pode inspirar novos formatos de comunicação de acordo com o interesse público.

O 20° Encontro da SBPJor ocorreu na Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus Benfica, no período de 9 a 11 de novembro, em Fortaleza-CE, nordeste do Brasil. O tema central do evento foi “Entre crises e (re)construções: a pesquisa em jornalismo 20 anos depois”. O evento também reuniu pesquisadores da rede Jortec, de Jornalismo e Tecnologias; e, ainda, o 12° Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo (12° JPJor).

Em breve, o artigo estará disponível para acesso nos anais do 20° SBPJor, no site https://www.jornalismo.ufc.br/sbpjor2022.

Compartilhe!