Entrando na sua fase derradeira, o Projeto Experimental de Jornalismo Hiperlocal (Lupa NH) revela os resultados desta ação realizada em parceria com estudantes de alunos da Escola Estadual Raimunda dos Santos Passos, em Macapá (AP). O projeto conta com pesquisadores da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), sendo financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A pesquisadora/doutoranda Ana Karoline Oliveira Figueiredo Barbosa (UFPA) apresentou o paper, elaborado em conjunto com o coordenador do projeto Walter Teixeira Lima Junior (Unifesp/UFPA), denominado “Desafios na execução do Projeto Experimental Lupa NH: Tecnologia Social de Comunicação Hiperlocal em Macapá (AP), no 22º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, ocorrido entre os dias 6 e 8 de novembro de 2024.
A apresentação foi realizada na Sessão Coordenada “Jornalismo e tecnologias digitais” da Rede de Pesquisa Aplicada em Jornalismo e Tecnologias Digitai (Jortec). O trabalho apresentado revela via estudo de caso, os resultados do projeto experimental de informação hiperlocal Lupa NH, o qual promoveu o uso de tecnologia social para mapear e analisar a infraestrutura do bairro Novo Horizonte, em Macapá (AP), envolvendo a participação de professores e estudantes de escola pública Raimunda dos Passos Santos. Para isso, foi desenvolvido aplicativo com tecnologia de geolocalização para coletar dados, que servem de base para produção de conteúdos informativos locais de relevância social, visando influenciar políticas públicas e destacar as vulnerabilidades estruturais do bairro. O artigo aborda os desafios tecnológicos, organizacionais e de engajamento enfrentados na execução do projeto em campo, destacando os ajustes para alinhar teoria à prática no contexto do jornalismo hiperlocal. Apesar das limitações orçamentárias, o projeto demonstrou potencial para fortalecer os direitos humanos em comunidades onde se estabelece o deserto de notícias.
Acompanhe mais sobre o projeto no site lupa.tecccog.net
Ou pelas redes sociais
X: @ projetolupanh
Insta: @ projetolupanh
Face: projetolupanh