O Lupa NH é um projeto experimental que visa à elaboração de arcabouço teórico interdisciplinar e por intermédio de tecnologias digitais conectadas, à criação e utilização de aplicativo para dispositivos móveis, estabelecendo a configuração de um ambiente comunicacional e de deliberação para a formação de inteligência social hiperlocal.
O projeto busca tanto a colaboração na inserção de dados hiperlocais quanto a produção de conteúdo jornalístico com viés cívico/cidadão por estudantes, moradores e frequentadores da região da comunidade de Novo Horizonte, em Macapá (AP). Esses agentes abastecem bases de dados locais através de um aplicativo customizado, possibilitando a criação de datasets com informações estruturadas sobre as condições de infraestrutura do bairro (asfalto, saneamento básico, água, luz, coleta de lixo). A instituição de um ambiente participativo por meio das tecnologias de comunicação conectadas fornece “poder” à comunidade, influenciando a tomada de decisões locais de forma colaborativa, o envolvimento cívico e a coprodução.
O projeto já consolidou a fase do arcabouço conceitual e desenvolveu o Aplicativo LUPA NH, versão 1.0, realizando a aplicação piloto com os alunos e professores da Escola Estadual Raimunda dos Passos Santos na inserção de dados geolocalizados sobre a infraestrutura da região da comunidade de Novo Horizonte. Também produziu oficinas direcionadas para os os alunos das disciplinas Fundamentos do Jornalismo, Redação Jornalística, Fotojornalismo, Radiojornalismo, Telejornalismo e Convergência Midiática, estimulando a produção de conteúdos tendo como base os dados coletados.
Atualmente o projeto encontra-se na fase de evolução tecnológica do Aplicativo LUPA NH (Versão 2.0), para que possa incorporar outras funcionalidades futuras, como as de inteligência computacional e no aguardo do retorno das atividades presenciais na Escola Estadual Raimunda dos Passos Santos para início das atividades de inserção de dados e produção de conteúdo pelos alunos da Escola.
O projeto possui interligações com o projeto “Jornalismo Hiperlocal via aplicativo LupaNH 2.0”, aprovado na chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 – UNIVERSAL, mas que obteve apenas ¼ da verba necessária para o bom andamento do planejamento desejado.