Versão 1.0

A primeira versão do aplicativo (1.0), inicialmente foi elaborada pelos voluntários Altemir Almeida Silva, Felipe Ferreira e Anderson Guerra, oriundos do Hackathon realizado para esse projeto.

No aplicativo, o usuário acessa um conjunto de possibilidades de inserção de informações, por intermédio de escolhas, que é dividido em cinco temáticas sobre o bairro, escolhido pelos moradores: água potável, coleta de lixo, saneamento básico, iluminação e asfalto. Com a inserção das escolhas informativas, os dados são enviados através da API para o sistema Google Maps e podem ser visualizados, via retorno de dados geolocalizados (mapa de marcadores), na tela do aplicativo. O sistema está hospedado de forma gratuita e os códigos da sua primeira versão podem ser acessada via plataforma Github.

Versão 2.0

A evolução tecnológica do aplicativo Lupa NH para a versão 2.0, ainda em consolidação, tem a finalidade de servir de instrumento para inserção dados locais pela comunidade (informações geolocalizadas, texto, áudio, vídeo, trace route), que abastecerá datasets, alimentando sistemas dotados com tecnologias de “inteligência” computacional (ex: machine learning, recommentation systems, geolocation information systems), com o objetivo de retornar à comunidade informações estruturadas sobre problemas da região, aquecendo os debates deliberativos, portanto, servindo como incentivador da participação da comunidade.

Para que esse escopo tecnológico seja alcançado, foi realizada na primeira etapa, o processo de análise e levantamento dos requisitos. Nessa etapa, o desenvolvimento da plataforma Lupa NH focalizou no levantamento de requisitos através de análise dos cenários, prototipagem rápida e entrevistas não-estruturadas, com o objetivo de considerar as variáveis ambientais e a perspectiva do usuário final.