Walter Teixeira

COORDENADOR

Pesquisador interdisciplinar em Tecnologia, Comunicação e Sistemas Cognitivos Artificiais. Pós-doutorado em Simbiose Ser Humano e Máquina Computacional no Departamento de Engenharia Mecatrônica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutoramento em Sistemas Cognitivos e Comunicação pela Universidade de Aveiro (POR); Doutor em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo (USP). Ex-pesquisador colaborador do Centro de Matemática, Computação e Cognição da Universidade Federal do ABC (UFABC). Ex-professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Ex-Professor do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação da Universidade Federal do Amapá (Unifap). Ex-professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) e Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero (Facasper). Atual professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (UFPA) e professor do Programa de Mestrado Profissional Interdisciplinar em Inovação Tecnológica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Trabalhou como chefe de Gabinete na Universidade Federal do Amapá (Unifap). Parecerista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).  Ex-chefe da Assessoria de Imprensa da Universidade de São Paulo (USP). O atual diretor do Departamento de Comunicação Institucional da Universidade Federal de São Paulo (USP). Bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (2012 – 2021).

Cláudia Maria Arantes de Assis Saar

Graduada em Comunicação Social, com graduação em Jornalismo, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestre e doutor em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. É professor sênior do curso de jornalismo da Universidade Federal do Amapá. Tem experiência nas áreas de redação, produção e reportagem jornalística. Trabalhou como editor, repórter, revisor e produtor de jornais, revistas, rádios e emissoras de TV. Como pesquisadora, concentra seu interesse na investigação do fenômeno em novas tecnologias, comunicação massiva e segmentada. Atualmente participa do grupo de pesquisa TECCCOG – Tecnologia, Comunicação e Ciências Cognitivas e é líder da pesquisa do grupo COMERTEC – Comunicação, Mercado e Tecnologia.

Elisângela Lima de Andrade

Mestre em Ciências da Educação pela Universidad de La Empresa, localizada em Montevidéu – Uruguai, com diploma revalidado no Brasil pela Universidade Estácio de Sá, em julho de 2021. Professora com dedicação exclusiva do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Amapá. Possui graduação em Comunicação Social – habilitação em jornalismo pela Universidade Federal do Pará (1995). Tem especialização em Imagem e Sociedade, Estudos sobre Cinema, também pela UFPA (2005). Já foi professora substituta do curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo da UFPA.Também foi professora de jornalismo na Faculdade de Estudos Avançados do Pará – FEAPA e na Faculdade do Pará – FAP/Estácio. Na cidade de Macapá, estado do Amapá, foi professora na Estácio durante seis anos. Foi professora substituta no curso de Jornalismo da Universidade Federal do Amapá – Unifap, de dezembro de 2012 a maio de 2013, onde, atualmente, é professora efetiva. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e imagem digital e já atuou na área de assessoria de imprensa. Tem ampla experiência técnica em Telejornalismo. Foi repórter de tv em emissoras como SBT Pará, Tv Cultura Pará e Tv Liberal. Sendo que, nesta última, que é afiliada da Rede Globo, trabalhou durante doze anos e exerceu também o cargo de chefe de reportagem.

Alan Milhomem da Silva

Professor efetivo do Curso de Jornalismo na Universidade Federal do Amapá. Doutorando em Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal do Tocantins (UFT / Bolsista Capes). Especialista em Assessoria de Comunicação Empresarial e Institucional (UFMA). Graduado em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Jornalismo e Multimídia (UFT-CNPq). Atuação profissional: Professor Substituto na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA, Campus Paragominas, 2019-2020). Redator Jornal Voz do Bico (2018-2019). Editor de Conteúdo do Portal Imirante Imperatriz (2013 – 2016). Bolsista do projeto de extensão Na Cadeira do Dj (2012-2013). Bolsista do PET Conexões de Saberes (2011). Bolsista do Programa Conexões de Saberes (2010). Integrante do Projeto ComCultura (2010 – 2011).

Tiago Eduardo

Mais de 15 anos trabalhando com desenvolvimento backend para soluções mobile e web de diferentes setores. Sólida experiência com tecnologias Microsoft como C#, AspNet, Javascript e SQL. Majoritariamente projetos que participa envolvem desenvolvimento de API’s assíncronas de alta performance (micro serviços ou não), queues, notifications, app mobile, portais, hotsites, blogs, entre outros.

Tatiana Santos Gonçalves

Possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV pela Universidade Federal do Maranhão (2005), mestrado em Comunicação Multimédia pela Universidade de Aveiro – Portugal, reconhecido pela Universidade Federal de Campinas – UNICAMP (2011) e Doutorado em Ciências da Comunicação, na especialidade Novos Ambientes Tecnológicos, pela Universidade de Coimbra, reconhecido pela UNICAMP (2018). Tem experiência na área de Comunicação com ênfase nas áreas de Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação, Multimídia, Usabilidade e Design, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação, Interação Homem-Computador, Usabilidade, Design e Acessibilidade em portais. Ganhadora do Emerging Scholar Awardee, International Conference on Communication & Media Studies, University of British Columbia, Vancouver, Canada.

Ben Rholdan Sousa Pereira

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia / Universidade Federal do Pará. Mestre em Gestão em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté (2018). Especialista em Marketing e Jornalismo Político pelo Instituto Camillo Filho (2014). Graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e Relações Públicas pela Universidade Estadual do Piauí (2011). Tem experiência na área de Comunicação e Marketing, com ênfase em novas mídias e redes sociais na internet. Servidor público federal desde de 2018. Atualmente é Relações Públicas da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).

Samara Sarmanho Serra Rodrigues

Graduada em Bacharelado em Design pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) em 2010. Pós-graduada no curso Máster em Industrial Design no Istituto Europeo di Design (IED – São Paulo) em 2013. Pós-graduada no MBA Executivo em Gestão Estratégica e Coaching pela Faculdade Monteiro Lobato e Instituto Brasileiro de Coaching (IBC). Mestranda no Programa de Pós-graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia na Universidade Federal do Pará (UFPA). Participa do Grupo de Pesquisa Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva (TECCCOG) na UFPA. Atualmente atua como Programadora Visual na Universidade Federal do Pará (UFPA). Possui experiência nas áreas de comunicação, design gráfico, programação visual, produção gráfica, design de marcas, web design, diagramação e mídias sociais.

Artur Ohashi Bonnett

Possui graduação em Produção Multimídia pela Universidade de Taubaté (2010). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação.

Daiana Maria Veiga Sigiliano

Doutoranda e mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Membro do grupo do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Arte e Literacia Midiática (UFJF) e do co-cordenadora do Observatório da Qualidade no Audiovisual. Pesquisadora da Rede Euroamericana de Alfabetização Midiática e do Obitel/Brasil, sendo vice-coordenadora da Equipe UFJF. Editora Associada da Revista Lumina. E-mail: daianasigiliano@gmail.com

Camila de Andrade Simões

Doutoranda do Programa de Pós-graduação Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM) da UFPA, linha de pesquisa Processos Comunicacionais e Midiatização na Amazônia. É Mestre em Ciências da Comunicação (PPGCom, UFPA, 2019) e graduada em Comunicação Social pela Faculdade Estácio do Pará, com habilitação em Jornalismo – faculdade que a homenageou por meio do Projeto ALUMNI (2018), em que um egresso é reconhecido por suas conquistas. Participa dos grupos de pesquisa: Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva (TECCCOG) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e Inovação e Convergência na Comunicação (InovaCom) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Áreas de interesse de pesquisa: mídias digitais; tecnologia, internet e relações de poder; inclusão/exclusão digital; apropriações e usos das tecnologias de comunicação; midiatização das vidas e do cotidiano; conversação e internet.

Luiza Nobre de Menezes Melo

Luiza Nobre, 20 anos, brasileira. Acadêmica do curso de Bacharelado em Jornalismo na Universidade Federal do Amapá – UNIFAP. Bolsista de Iniciação Científica do CNPq.

Luiz Felype dos Santos

Acadêmico do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Amapá (Unifap). Atuou com Marketing da empresa Amapá Garden Shopping (2017). Tem afinidade com Comunicação Social, por meio de práticas acadêmicas em Radiojornalismo, TV e, expertise com Redação Jornalística para internet. Foi Estagiário pela Agência de Comunicação Experimental da Unifap (AGCOM), em 2020, atuando na área de Redação Jornalística, Fotografia e Mídias Sociais. Participou, durante três meses, do projeto de extensão “Canal Investigação Filosófica”, do curso de Filosofia do campus do Município de Santana da Unifap, realizando os seguintes serviços de comunicação: gravação e edição de podcasts; edição de vídeos e divulgações para as redes sociais. Desde o dia 01/07/2021 até o dia 07/07/2022, realizou estágio em Jornalismo e Assessoria de Comunicação na Promotoria de Justiça de Defesa da Educação (PJDE) do Ministério Público do Estado do Amapá (MP-AP), executando as seguintes atividades: produção de matérias e fotografias para o site institucional do MP-AP; monitoramento dos veículos locais e nacionais; produção de vídeos institucionais; atendimento à imprensa; controle e armazenamento de informações; produção de boletins informativos e certificados, bem como produção e diagramação do livro “Ações da Promotoria de Justiça de Defesa da Educação – Compilado de Notícias do site do MP-AP (2017-2022), entre outras tarefas. Desde o dia 08/07/2022, realiza estágio em Jornalismo e Assessoria de Comunicação na Procuradoria-Geral de Justiça do Estado do Amapá (PGJ/MP-AP).

Agnes de Sousa Arruda

Professora visitante da Universidade Federal de São Paulo. Docente no Programa de Pós-gradação em Políticas Públicas da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Estágio pós-doutoral concluído (2023) no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (UNISO). Doutora (2019) e Mestra (2010) em Comunicação pela Universidade Paulista. Graduação em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário Teresa D´Ávila (2005). Doutorado com bolsa CAPES-PROSUP e PDSE-CAPES, com estágio no CES – Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, em Portugal (2018-2019). Na UMC também atua como professora dos cursos de Design Gráfico, Jornalismo e Publicidade e Propaganda, os quais coordenou de 2013 a 2018. Conteudista e tutora em disciplinas na modalidade à distância, bem como orientadora dos Trabalhos de Conclusão de Curso da pós-graduação em Marketing (lato sensu). Desenvolve projetos de pesquisa e extensão. Tem produção técnica em assessoria de comunicação, imprensa e imagem, bem como editoração impressa e eletrônica (jornalismo multiplataforma) e em produção e planejamento editorial com ênfase nas áreas de Política, Educação, Cultura e Lazer. Atualmente pesquisa sobre corpo, mídia e imaginário midiático nos processos da gordofobia.