Pesquisadores do Lupa NH 2.0 e docentes da Escola Raimunda dos Passos Santos realizam reunião sobre disciplina eletiva do Projeto

Haverá o Feirão das disciplinas eletivas, em que os alunos escolherão quais projetos desejam participar.

Por: Luiz Felype Santos

Os docentes do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e pesquisadores do projeto Lupa NH 2.0, Alan Milhomem e Elisângela Andrade, realizaram reunião com professores da Escola Estadual Raimunda dos Passos Santos, localizada no bairro Novo Horizonte, zona Norte de Macapá. O intuito da ação – que ocorreu na terça-feira (6/12) – foi alinhar a disciplina eletiva do Lupa NH 2.0, que será executada no ano letivo de 2023.

Durante a reunião, foi decidido que a disciplina será realizada pela manhã, uma vez por semana, e que as oficinas serão ministradas no primeiro semestre. Haverá, ainda, o feirão das disciplinas eletivas, em que ambas serão apresentadas aos alunos. Eles vão escolher quais projetos desejam participar. O feirão vai ocorrer na primeira quinzena de março e contará com a participação dos docentes e discentes da Unifap.

Milhomem e Andrade dialogaram com os educadores sobre a importância de envolver os alunos, a fim de que a disciplina seja atraente e produtiva, atendendo às necessidades e às realidades dos estudantes.

Além dos pesquisadores, estiveram presentes: a coordenadora da eletiva, professora Jucilene Lopes e o diretor Jonathas Figueira.

Sobre o Lupa NH

O objetivo do projeto – vencedor do Edital Universal, Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – é incentivar os alunos da Escola Estadual Raimunda dos Passos Santos a produzir conteúdos jornalísticos, a partir de dados coletados sobre a infraestrutura do bairro Novo Horizonte.

Para que ocorra a prosperidade do Lupa NH 2.0, os integrantes, professores Walter Lima – coordenador do projeto – (Unifesp/UFPA) e Elisângela Andrade (Unifap), definiram, em reunião realizada no dia 3 de setembro de 2022, em conjunto com a comunidade acadêmica, que a disciplina do Lupa NH 2.0 será integrada ao Projeto Pedagógico do educandário.

Posteriormente, estudantes de Jornalismo da Unifap ministrarão oficinas de redação, rádio e televisão para que os jovens tenham autonomia para produzir matérias, segundo as premissas do Jornalismo Hiperlocal, sobre as dificuldades infraestruturais do bairro, como falta de água, iluminação pública, coleta de lixo e de asfalto. O Jornalismo Hiperlocal privilegia a informação local, utilizando tecnologias geolocalizadores, com apoio da comunidade.

Compartilhe!